Dicas de Viagem - Óbidos

Inspirada pelo feriadão(é muito bom, não é?) resolvi escrever sobre viagem.

Mais uma cidade que faz você voltar no tempo – Óbidos.


Pertencente ao distrito de Leiria, a vila portuguesa é super pequena e cultiva hábitos provincianos.

Seu nome deriva do latim Oppidum que significa cidadela, cidade fortificada.

Guardando séculos de história, suas muralhas foram testemunhas da passagem de romanos, visigodos e mouros. Mais tarde, foi muito usada como local de descanso para a família real, além de fazer parte do dote de inúmeras rainhas, entre elas: Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I) e Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II).



Artesãs trabalhando

Além do próprio Castelo de Óbidos, é possível visitar a famosa Porta da Vila, que data do século XVII e tem por principal característica os azulejos e a capela-oratório com a Virgem Nossa Senhora, colocada por D. João IV em agradecimento a proteção da Padroeira; a Rua Direita, que liga a porta ao Paço e é a principal rua da cidade; além, claro, de várias capelas e igrejas.


Mas, as suas estreitas ruas já são um grande passeio. E, caminhar à noite, assim como Assis e Le Mont Saint Michel, ao som lúdico de músicas celtas e cheirinho de incenso, nos faz imaginar a vida em épocas medievais.



Mais uma vez fiquei hospedada dentro da própria cidadela. Em um Hotel que de fato incorpora, através de sua decoração, todo o clima do lugar.

Armaduras, espadas, escudos, portas estilo masmorra nos quartos e a mesa do café da manhã, di-vi-na-men-te, arrumada como se o rei e rainha estivesse te recebendo(reparem no detalhe das cadeiras da mesa principal).







Quando escolhi ficar nesta cidade, na verdade, não esperava tanto. A minha intenção era ir à Peniche para pegar um barco para as Ilhas Berlengas. Infelizmente, a natureza não ajudou, e o forte vento impediu as saídas para o mar.

Mas, em troca, e como nada é por acaso, tive a grande sorte de assistir uma belíssima ópera no Castelo. Surpresas que o destino nos revela - simplesmente inesquecível.


Saida do castelo após a ópera

Crédito das fotos: Edson Machado

Demais, não é?

O endereço:
Hotel Real d' Óbidos (4*)
Rua D. João de Ornelas, 2510-074
Óbidos - Portugal
www.hotelrealdobidos.com

Bisous

Nenhum comentário:

Postar um comentário